Viver Bem

Imprimir    E-mail

Leia para o seu filho

Crianças adoram que seus pais lhes contem histórias. E isso é muito bom! Quando você lê para o seu filho está contribuindo para o fortalecimento do vínculo familiar e da capacidade de aprendizado, gerando reflexos positivos que seguirão para toda a vida.

É na primeira infância que 90% das conexões do cérebro da criança são formadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto mais estímulos adequados de leitura o cérebro da criança recebe, mais fortes e duradouras são as conexões neurais relacionadas com as áreas da linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação.

 

Benefícios da leitura

Os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, reforçam que o hábito da leitura é uma construção que vem da infância, influenciado especialmente por mães e pais. Além de relatarem essas influências na infância, esses mesmos entrevistados demonstraram levar o hábito para as crianças do seu convívio atual mais do que aqueles que não tiveram influências enquanto crianças.

 

Ler para a criança pode colaborar diversas maneiras:

• Ajuda a fortalecer o vínculo familiar com a criança;

• Colabora para desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;

• Favorece a imaginação e a criatividade;

• Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções;

• Auxilia no desenvolvimento da empatia;

• Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade;

• Auxilia na qualidade do sono;

• Contribui no desenvolvimento da linguagem oral.

 

LEIA PARA O SEU FILHO!

 

De 0 a 5 meses

Utilize gestos e a voz para representar a figura que estiver mostrando. Tente imitar os sons que o bebê faz e observe a reação dele.

 

De 6 meses a 1 ano

Converse e faça perguntas sobre a leitura que está sendo feita.

 

De 1 a 2 anos

Interprete as vozes dos personagens e estimule a criança a imitar o som dos animais. Interaja para estimular a participação da criança e leia a história quantas vezes ela quiser.

 

De 2 a 4 anos

Permita que a criança faça comentários sobre a leitura ou figuras. Incentive-a a contar a história do modo dela. Converse ainda sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já se sentiu da mesma maneira.

 

De 4 a 6 anos

Responda com interesse às perguntas e comentários da criança e sempre leia conforme as palavras descritas no livro para ampliar vocabulário da criança.

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)/ Instituto Pró-Livro.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

« Voltar
TAGS:
Copyright 1980 - 2017 ©
Unimed Patos - Todos os direitos reservados.