Viver Bem

Imprimir    E-mail

Dia do Amigo: ter vários faz bem à saúde

 
Impossível existir uma pessoa que não goste de ter amigos. Ainda mais se forem amigos de bem com a vida e sinceros! Esse “hábito”, inerente a todo ser humano, é explicado até mesmo pela ciência, cujos estudos demonstram que os seres humanos são sociais por natureza e têm uma formação psíquica com base na socialização, dentre outros elementos. 
Dia do amigo

“Sem a relação humana não desenvolveríamos processos cognitivos superiores nem nos apropriaríamos devidamente da cultura. Os amigos contribuem para a composição da própria identidade, das ideias e valores, sentimentos de pertencimento e objetivos. Tudo isso é fundamental na construção do nosso autoconceito, visto que a ideia que temos de nós próprios é construída pelo contínuo reflexo que os outros nos transmitem”, esclarece Marcus Franco, psiquiatra cooperado da Unimed Bauru. 

Pesquisas mostram que, durante a vida, as pessoas acumulam aproximadamente 400 amigos. “Está comprovado que a companhia frequente de amigos reduz bastante o risco de depressão, ansiedade e até sintomas degenerativos das demências. As pessoas que estão rodeadas de amigos possuem hábitos mais saudáveis, preocupam-se mais consigo próprias, possuem uma autoestima mais elevada, melhor bem-estar e até melhor sistema imunológico”, explica Franco. 

Ao contrário disso, os indivíduos que se isolam sofrem até três vezes mais risco de morte prematura. “As pessoas solitárias possuem um risco de 5 a 10 vezes maior de serem hospitalizadas por distúrbio mental, além de maior risco de suicídio”, complementa o psiquiatra, acrescentando que a relação com familiares é extremamente importante, mas pessoas de fora também são indispensáveis, pois “fornecem parâmetros diferentes do padrão social familiar e amplia elementos para formação de personalidade, preferências e individualização da pessoa”. 

Entretanto, é preciso ficar atento às amizades prejudiciais. Segundo Franco, relações que provocam destruição da individualidade, desprezando qualidades pessoais e monopolizando as ideias e a relação bilateral, são muito negativas, pois acabam por anular a pessoa. Para o especialista, uma amizade benéfica precisa ser recíproca. “Um bom amigo é aquele que proporciona condições de crescimento mútuo.” 

Para comemorar o Dia do Amigo, no próximo domingo, 20 de julho, confira características essenciais para se buscar em uma amizade: 

Prazer: os amigos sentem prazer pela companhia uns dos outros 
Aceitação: os amigos aceitam-se sem tentar mudar um ao outro, aceitam-se incondicionalmente 
Confiança: os amigos confiam uns nos outros 
Respeito: os amigos mostram consideração e respeito pelos sentimentos mútuos 
Ajuda mútua: os amigos ajudam-se mutuamente, nos bons e maus momentos 
Confidência: os amigos partilham os seus sentimentos e segredos íntimos 
Compreensão: para os amigos, é importante a compreensão mútua 
Abertura: os amigos podem ser genuínos, sem se inibirem por possíveis juízos pejorativos
« Voltar
TAGS:
Copyright 1980 - 2024
Unimed Patos - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade